Eventos

Rio de Janeiro-RJ

Leitura Dramatizada de Anjo Negro – Nelson Rodrigues

Anjo Negro é uma peça teatral de Nelson Rodrigues escrita em 1946. Para a época, possui características diferentes do teatro brasileiro, em que as histórias eram contadas ao longo de apenas um dia. A peça, dividida em três atos, é baseada no problema racial e também contém elementos ligados à sexualidade. A peça sofreu censura e só foi encenada em 1948, dois anos depois de escrita.A peça teatral aborda um problema que pouco era discutido no Brasil daquela época: a questão racial. O escritor resolveu escrever a peça ao perceber o forte preconceito racial na sociedade brasileira. Rodrigues identificava não apenas o preconceito do branco, mas também do próprio negro.
Naquela época, o negro era sempre representado no teatro apenas como figurante e sempre com tom de humor. Nelson Rodrigues criou um personagem, Ismael, que tinha outro estereótipo: era médico, pertencia à elite, mas ainda assim não deixava de sofrer com a questão racial.
O preconceito faz com que o personagem busque a inserção na sociedade a partir da negação da sua cor. Renega a sua mãe, por ser negra, e constitui família com uma mulher branca, desfrutando do dinheiro e prestígio social que sua profissão lhe trazia. Busca a ascendência social ao se formar em medicina, mas não busca a valorização da sua cor, passa a se sentir branco, e, como branco, também passa a discriminar os negros.
Na peça, a violência está presente das mais diversas formas. Esta violência está diretamente relacionada com a não aceitação da identidade e com o preconceito dos personagens.
A sexualidade também se faz presente na peça, na medida em que os personagens se relacionam de forma muito instintiva. Tanto por amor, ódio ou inveja, acabam acontecendo os vários delitos que constroem a trama.

Personagens:
– Ismael: Marcus Liberato
– Virgínia: Vanessa Lóes
– Ana Maria: Eduarda Senise
– Elias: Cirillo Luna
– Tia: Stella Freitas

Direção: Daniel Dias da Silva
Direção Artística: Rose Abdallah
Fotografia: Renata Meireles

Teatro: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo


>>> Para compartilhar em suas redes sociais, passe o mouse sobre as fotos e veja o ícone.

vanessa loes
vanessa loes
Cirillo luna marcus liberato
vanessa loes
vanessa loes
vanessa loes
vanessa loes cirillo luna
vanessa loes cirillo luna
stella freitas
vanessa loes marcus liberato Cirillo luna
marcus libernato cirillo luna
stella freitas
stella freitas
rose Abdallah